29 de novembro de 2010

Profecias direcionadas pelo Espírito Santo

Todas as profecias provêem de Deus?

Existem pessoas que precisam ouvir Deus constantemente falando com elas por meio de profetas. Outras pensam que Deus as abandonou e sentem-se esquecidas quando o recado não vem ou não ouvem o que queriam. As pessoas querem profecias para casar, estudar ou para qualquer outro projeto. Essa dependência é saudável? O relacionamento com Deus, por meio de profecias, é uma regra? É certo ir atrás de pessoas que profetizam em cultos especiais ou por telefone? De que outras formas Deus pode falar com Seus servos?

De acordo com a pastora e psicóloga Nádia Valença, a maior profecia que os servos de Deus têm é a Bíblia. Ela alerta que as pessoas não precisam buscar constantemente em profetas as respostas que precisam para a vida. "As profecias existem e Deus usa os profetas para falar com Seu povo. Mas existem outras maneiras dEle falar como uma mensagem durante o culto ou o louvor, desde que reflitam os ensinamentos bíblicos", afirma.

A Bíblia explica, em I Coríntios 14:3, que a profecia deve edificar, exortar e consolar. Essas são as bases para se acreditar no recado divino.

Para o pastor Édio Valença, se uma profecia não cumprir esses requisitos, não provem do Espírito Santo e, sim, do coração humano. "Um profeta não pode entregar uma profecia para agradar ou acalmar alguém porque se sensibiliza com o sofrimento da pessoa. O profeta precisa da direção do Espírito Santo para que o recado de Deus edifique, exorte e console. Não pode apenas consolar", destaca.

O Pr. Édio explica que as pessoas que constantemente buscam profecias para tomar decisões precisam de um amadurecimento espiritual e entender que o relacionamento com Deus não acontece via profetas. "Não existe relacionamento sem conhecimento. Para se relacionar com Deus é necessário leitura bíblica e oração. Ninguém se relaciona com Ele por meio de profecias", diz. O pastor enfatiza ainda que Deus não vê Seus servos como bonecos ou robôs, mas como filhos. "Como filhos temos livre arbítrio para fazer escolhas. Nesse caso, não precisamos de profecia, mas de coerência para fazer nossas opções", conclui.

O defensor público, Welbio Coelho, 30 anos, conta que jamais precisou ir atrás de profecias. Afirma que, quando menos esperava, Deus usou um profeta para falar com ele em uma consagração. Welbio entende que a profecia não deve ser algo procurado ou provocado e, sim, espontâneo. "Quando Deus falou comigo estava com o coração tranqüilo e sem ansiedade. A profecia se cumpriu cinco anos depois e eu vi que Deus fala e cumpre no momento certo", afirma.

Welbio Coelho

A técnica em Contabilidade, Elisa Cordeiro, nome fictício porque a pessoa não quer se identificar, explica que no passado teve uma experiência muito ruim com profecias, mas hoje sabe reter o que é bom como ensina a Bíblia e, acima de tudo, procura discernir as mensagens proféticas que recebe.

Elisa se converteu aos 16 anos. Um ano depois ficou noiva de um rapaz. Ela conta que recebeu profecias de que Deus tinha reservado o moço para de fato ser seu esposo e eles marcaram o casamento. A 10 dias do matrimônio, o noivo faleceu e ela ficou muito frustrada. "Minha cabeça deu um nó. Eu era nova convertida e não entendia como Deus disse que ele seria meu marido e logo meu noivo falece. Fiquei com muitas dúvidas e bastante revoltada com Deus", conta.

Durante muito tempo Elisa fez questionamentos a Deus e as repostas vieram também por uma profecia, mas de forma verdadeira. "Deus usou uma profeta séria para me consolar, exortar e edificar. Hoje eu sei que Deus é soberano e o que Ele verdadeiramente fala, se cumpre. O que temos que ter em mente é que nem todos os instrumentos de Deus passam recados que vêm dEle. Por isso, é preciso ter discernimento para que ninguém sofra depois ou fique ansioso por algo que não acontece. Hoje eu sei que a base profética é a Palavra de Deus, mas não desmereço nenhum profeta", completa.

Referências bíblicas sobre profecias

II Pe 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

I Cor 12:8-11 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Rm 12:6 Tooltip - Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé.


Ana Paula Souza, 5/11/10. Fonte: site da IBCB.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário